Assessoria em Ativos - Apoio a Cobrança

Empresa de cobrança, especializada em financiamentos de bens agrícolas.

Empresa de cobrança, especializada em financiamentos de bens agrícolas. Estão sempre preocupados em fornecer seu serviço com excelência e nisso a disponibilidade e tempo de resposta aos seus clientes é imprescindível. O obstáculo era que não havia integração de seu sistema com o sistema dos clientes, o que demandava muito tempo da supervisão para preparar manualmente os arquivos que recebiam das carteiras e os arquivos devolutivos com as negociações.

Estruturação do processo
Foi levantado do procedimento de cada cliente, que era feito manualmente pelo supervisor, analisando o formato do arquivo de recebimento das carteiras e formato do arquivo de envio das negociações. Junto com esse levantamento foi desenhado com o supervisor todo o processo de cobrança e ações que ele deveria tomar a partir do recebimento desses arquivos, e ações que deveria tomar para envio do arquivo devolutivo das negociações. Foi criado um processo para cada cliente, utilizando a ferramenta para documentação de processos de negócio (Blueworks Live Business Process Management, da IBM).

 

Desenvolvimento do sistema

Desenvolvemos um sistema web, que pode ser acessado a partir de qualquer navegador, onde o supervisor importa o arquivo enviado pelo cliente. Tendo os dados dentro da aplicação, o supervisor confere o arquivo recebido e distribui para os seus PA’s de forma automatizada de acordo com parâmetros pré-definidos. Para os PA’s foi desenvolvido um painel com a listagem das negociações a serem feitas e através desse painel cadastram as ocorrências de cada negociação, ali também é possível gerar boletos atualizados da negociação e enviá-los automaticamente ao e-mail do devedor. Da mesma forma, foi desenvolvido um painel exclusivo para o supervisor acompanhar as negociações de sua equipe. Dessa forma, as informações sempre estão atualizadas e descritas no sistema, e conforme os prazos e tipo de arquivo que o cliente demandar, o supervisor irá gerar o arquivo de devolutiva das negociações, conferir e enviar ao cliente.

Análise

Com esse cenário, tornou-se possível metrificar a produtividade das equipes. A gerencia passou a ver os resultados enquanto eles acontecem. Isso foi possível pois os dados passaram a estar dentro de uma base de dados única, consistente e segura, e não mais em planilhas e outros controles avulsos. Para que a gerencia pudesse fazer a análise dos dados, foi implantado o software de business intelligence Cognos, da IBM. Dentro dele foram montadas diversas visões gerenciais para acompanhamento, incluindo rankings, gráficos, medidores de performance e comparativos.
Tags:

Rua Emiliano Perneta, 680 - 9º Andar
Centro - Curitiba - Paraná - 80420-080
Fones: Curitiba - 3204-1999
Demais localidades - 4007-2186