Supermercado com Filiais - Paraná

Rede de supermercados no Paraná. Estão buscando uma forma de melhorar o procedimento de pagamentos, pois o responsável pela execução dos pagamentos gasta muito tempo buscando os dados em locais diferentes. Além disso tem ocorrido diversos erros durante a baixa de títulos, criando inconsistência nos dados gerenciais.

O que a SoftSell fez
O processo de pagamento é executado por duas pessoas, uma que faz o cadastramento dos títulos e valores a pagar no sistema, e a outra que executa os pagamentos. Foi levantando como o cliente fazia o seu processo de pagamento com as informações necessárias para conclusão de todo o fluxo, pelas duas pessoas envolvidas. Todo o processo foi descrito utilizando a ferramenta para documentação de processos de negócio (Blueworks Live Business Process Management, da IBM).

 

Novas Telas do Sistema

Tendo o fluxo desenhado, foi possível montar uma tela de cadastramento onde a pessoa responsável pelo cadastro deve colocar obrigatoriamente todas as informações necessárias para que a pessoa que executa possa realizar seu trabalho sem ter que acessar dados em outros lugares. Ali devem ser colocados todos os dados usuais para pagamento, além do documento de cobrança escaneado para consulta, da linha digitável do boleto, dados para depósito descritos conforme cada banco, entre outros.

Para aquele que executa os pagamentos, foi disponibilizado um painel com os boletos cadastrados para pagamento naquele dia. Esse painel possui várias formas de visualização para que possam ser consultados também pagamento vencidos ou futuros. Ali o executor define os boletos que serão pagos e realiza os pagamentos, anexando no arquivo uma foto da tela com o comprovante de pagamento.

Com isso o cadastrador tem uma tela de baixas e nela ele visualiza quais itens foram selecionados e pagos pelo executor. Com as informações anexadas ele faz as baixas de acordo com as informações constantes no comprovante. Por ele ter uma listagem limitada e bem definida, isso evita que seja baixado o lançamento errado.

O principal ganho do cliente foi a padronização do processo de pagamento. Dessa forma, tudo o que será pago deve ser lançado conforme as regras definidas pelo cliente para lançamento.

Tags:

Rua Emiliano Perneta, 680 - 9º Andar
Centro - Curitiba - Paraná - 80420-080
Fones: Curitiba - 3204-1999
Demais localidades - 4007-2186