Windows 10 para Pequenos e Médios empresários

Publicado por: Conner Forrest 28 de Julho de 2015
{T:CONT_TITULO}

Num lance histórico a Microsoft está lançando a última iteração do seu SO (isto é, é a ultima vez que vai se atualizar o ciclo com uma nova versão completa do Windows), o Windows 10, como uma atualização grátis para usuários que já possuem versões do Windows (detalhes mais a frente).


Isto remove ao menos uma barreira para a sua adoção entre os donos de negócios, e pode ser particularmente vantajoso entre os de pequeno e médio porte, permitindo a Microsoft continuar competitiva neste espaço onde luta contra a Apple e o Google, os quais estão aumentando seus esforços para atender este mercado.


O lançamento do Windows 10 significa uma mudança de direção para a Microsoft na medida que as suas novas lideranças ganham impulso. Entretanto, traz também muitas mudanças para o próprio produto.


Então vamos lá :

1. A atualização grátis não é para sempre, ela tem uma data de validade

A data do lançamento oficial do Windows 10 foi definida como 29 de julho de 2015, mas para receber a atualização grátis você precisa mover seu parque de máquinas para Windows 10 nos próximos 12 meses a partir desta data. Caso não seja possível você perde a janela de atualização sem custo.


2. O Windows agora é um serviço !!!

No passado a maior fonte de receitas da Microsoft eram as atualizações de software, entretanto, agora, o Windows 10 vem num novo modelo. Os Usuários irão receber atualizações do SO a medida em que o tempo for passando. Windows 10 será a última e final atualização, e a partir daí ele será atualizado 3 a 4 vezes ao ano com novas funcionalidades, mas sem mudar de versão. Com o Windows como serviço você não ficará encalhado com um SO com 10 anos de idade como ocorreu com o XP, mas ele vai exigir mais planejamento, pois mesmo estes pacotes de atualização que serão enviados ao longo do ano vão exigir testes antes de irem para produção.


3. Você precisa estar pronto para atualizações

A medida que você considere ou não fazer o upgrade, é importante levar em conta a grande quantidade de pacotes de serviços que você vai ter que manejar com este novo sistema. Você não vai ter muito tempo para acomodar os novos pacotes de serviço antes que um novo chegue.


4. Você somente poderá atualizar a partir de algumas versões do Windows.

Para se qualificar para a atualização para o Windows 10, você precisará ter o Windows 7 ou Windows 8.1 instalado no seu PC. A disponibilidade para atualizar o Windows Phone 8.1 varia por fabricante e operadora . Você precisará ter o Windows Update habilitado. Várias das versões Enterprise estão excluídas da oferta de atualização, então certifique-se de que a sua é compatível.


5. Existem versões diferente do Windows 10

Dependendo da versão que você possui do Windows, você irá receber uma versão equivalente do Windows 10, quando atualizar. Windows 7 Starter, Home Basic, Home Premium e Windows 8.1 (4) atualiza para Windows 10 Home. Windows 7 Professional e Ultimate e Windows 8.1 Pro e 8.1 Pro para estudantes atualiza para Windows 10 Pro.


6. Siga as melhores práticas para fazer a instalação

Não assuma que só porque o Windows 10 é um novo modelo de SO, ele não virá com algumas das dificuldades de instalação padrão que você já viu no passado. Detalhe e planeje tudo para garantir o menor número de problemas nos quais você irá acabar caindo. Atualizações do sistema operacional, não importa quão bom ele seja, são perturbadoras. Não atualize o Windows 10 logo antes de sua melhor época de vendas, ou no meio da implementação de um novo sistema de contabilidade, ou de pagamentos por exemplo.


7. Atualize para aumentar a segurança

Especialmente para pequenas e médias empresas, proteger seus ativos é crítico. Se você já usa Windows em seu negócio, a atualização poderia trazer alguma segurança adicional para sua empresa. As ameaças de segurança só estão crescendo, e o Windows 10 tem alguns empacotamentos para proteger a aplicação que roda nele que faz com que ele seja mais seguro do que seus antecessores.


8. Não precisa de mais hardware (tecnicamente falando)

Enquanto você vai precisar de um determinado conjunto de características (http://www.microsoft.com/en-us/windows/windows-10-specifications) para executar o Windows 10 e uma quantidade de espaço no disco rígido, você provavelmente não vai precisar atualizar seu hardware. No entanto, você pode precisar de novo hardware para fazer uso de novos recursos, como o Windows Hello (olá) ou a segurança avançada. Estes hardwares só estarão disponíveis ao final do ano.


9. É uma nova experiência para o usuário

Um dos aspectos mais controversos do Windows 8 foi seu design baseado em azulejo. Alguns adoraram, enquanto outros voltaram para a visualização do desktop padrão imediatamente. Windows 10 está pronto para fornecer o melhor dos dois mundos: azulejos e área de trabalho padrão, e será otimizado para dispositivos móveis. Se você tem um teclado destacável - digamos, em uma Surface Pro 3 - o sistema operacional será o padrão para o modo de área de trabalho se o teclado está ligado, e para o modo de azulejo se não está. Então, ele é inteligente sobre o uso alternado da área de trabalho versus o uso móvel.


10. O ecossistema pode não ser perfeito

Apesar de estarmos na data de lançamento, é importante lembrar que, embora o sistema operacional pode estar pronto, isso não significa que o ecossistema está. Como um SMB, você irá precisar de apoio adicional e, com a novidade do Windows 10, você pode ter dificuldade em encontrar alguém para fornecer o apoio imediato.Além disso, só porque seu software ou aplicativo chave funciona no Windows 10, não significa necessariamente que o fornecedor irá dará suporte imediato ao Windows 10.
Eles podem precisar de algum tempo para completar alguns testes e fazer alguns ajustes. Converse com seus fornecedores de software e de serviços e entender seus planos, cronogramas e tempo para disponibilização.


Colaboraram:
Steve Kleynhans - Vice presidente da Gartner
JP Gownder, vice presidente e analista principal da Forrester.


Traduzido por Assis G Aviz - Diretor SoftSell

Tags:
#COMPARTILHE nossas publicações
Veja Também

Para Fortinet, segurança da informação deixou de ser desejo e tornou-se necessidade

Os últimos meses foram marcados por uma série de invasões a sistemas de empresas de diferentes segmentos de...

SoftSell Apoia o Projeto Pegaí Leitura Grátis

SoftSell apoia o Projeto Pegaí Leitura Grátis. Clique para saber mais sobre este importante projeto que visa a...

SoftSell recebe certificado no Programa Green IT.

O programa Green IT da Furukawa é uma solução sustentável que tem o objetivo de racionalizar a utilização de...

Aplicação sob medida e Qualidade de dados

Um grande problema existente na maioria dos dados das empresas é a sua qualidade. Os sistemas estão basicamente...

SOFTSELL RECEBE PRÊMIO INTERNACIONAL EM ATLANTA – USA

A SoftSell recebeu no dia 16/09, em Atlanta-USA, no evento Hacker Halted 2015, os premios “Circle of Excellence ATC...

Tecnologia para a sua empresa ganhar mais

A Tecnologia agora é a base dos negócios, não é despesa, é necessidade, é uma utilidade como a Água, Energia...

Rua Emiliano Perneta, 680 - 9º Andar
Centro - Curitiba - Paraná - 80420-080
Fones: Curitiba - 3204-1999
Demais localidades - 4007-2186