O mundo está conectado, as informações transitam pelo mundo por meio da internet, até mesmo as mais sensíveis. Por isso, as empresas precisam investir cada vez mais na segurança de dados.
Tanto empresas públicas, quanto as privadas, precisam garantir que suas informações sigilosas, como dados financeiros, sejam protegidas. Para isso, existem uma série de equipamentos e programas. Entretanto, alguns cuidados tomados no dia a dia da empresa podem ajudar imensamente esse processo.
A primeira coisa a ser feita pelos gestores, quanto a segurança de dados, é deixar de agir de forma reativa e começar a ter atitudes de prevenção.
Além de evitar possíveis ataques cibernéticos, esse tipo de atitude é vista de maneira positiva pelo mercado. Isso indica aos consumidores uma preocupação com as informações repassadas para a empresa.
Os ataques podem ser de vários tipos e gravidades, mas o mais comum e perigoso envolve os malwares. Depois que invadem um sistema, os softwares maliciosos podem apagar arquivos, bloquear sistemas, roubar dados e, até mesmo, garantir o acesso remoto de terceiros.
Para evitar esses tipos de problemas, as empresas podem instalar sistemas especializados em detectar tentativas de invasões; fazer análises periódicas do sistema em busca de falhas e treinar e conscientizar os colaboradores sobre a segurança de dados.
Entretanto, isso pode não ser o suficiente para garantir a integridade das informações que circulam dentro do sistema da empresa. Por isso, vamos te mostrar algumas dicas para fazer uma segurança de dados de qualidade.
Backup
Realizar o backup das informações não é novidade para os gestores das empresas. Normalmente, esse tipo de atividade é feito com o objetivo de evitar que possíveis falhas do sistema impeçam o acesso a determinados dados.
Porém, nem todos os gestores percebem o valor que os backups têm, quando tratamos com segurança de dados. Alguns ataques podem apagar as informações do seu sistema, sendo assim, conseguir acessá-las de outra forma é essencial.
Sendo assim, para melhorar a segurança de dados, instituir backups periódicos é uma das dicas. Além disso, os dados copiados devem ter acesso limitado e os arquivos devem ser checados de tempos em tempos.
Segurança na Nuvem
Atualmente, a maioria dos sistemas não utiliza mais armazenar dados em HDs físicos dentro das empresas. Em razão da quantidade crescente de informação produzida, a nuvem tem se mostrado a melhor opção para guardar os dados.
Para ter acesso ao arquivamento em nuvem é preciso contratar uma empresa especializada. Ela vai cuidar da segurança dos dados, mas isso não significa que os gestores não precisem se preocupar.
Outra dica é procurar por parceiras que tenham os certificados adequados de segurança (como TIER) e que estejam preparadas para atender as suas necessidades.
O importante é garantir que os backups de segurança e as avaliações do sistema sejam feitos de acordo com as diretrizes da empresa e atendendo aos seus critérios de segurança.
Acesso
Hoje os sistemas são ultraconectados, sendo possível acessar diferentes partes através de uma única entrada. Por isso, muitos dos malwares são programados para replicar suas ações de forma rápida, atingindo a maior quantidade possível de informações.
Sendo assim, para garantir a segurança de dados da empresa é primordial limitar o acesso dos funcionários a estrutura de TI utilizada pela empresa. Assim, apenas algumas pessoas entraram em contato com arquivos e sistemas mais sensíveis.
Além disso, pode ser instituído um sistema de acesso baseado em privilégios. Apenas alguns diretores e executivos terão acesso a informações mais delicadas. Enquanto isso, os demais funcionários poderão entrar em contato apenas com os dados necessários para a realização das suas atividades.
Para evitar que colaboradores copiem e retirem arquivos de dentro da empresa, é interessante utilizar arquivos com marcas d’água. Assim como adorar um sistema de logs, dessa forma, será possível saber de onde a informação veio e quem foi.
Além disso, um sistema de logs permite que os acessos sejam monitorados pela equipe de segurança de dados. Não podemos esquecer de orientar os colaboradores quanto as senhas:
– Criar senhas fortes, ou seja, difíceis de serem adivinhadas;
– Não deixar a senha escrita em qualquer pedaço de papel;
– Não compartilhar a senha com outros funcionários.
Fazer análises de risco
As tecnologias evoluem constantemente e, junto com elas, as ameaças digitais. Todos os dias novas formas de invadir sistemas são criadas e colocadas na rede. Portanto, possuir uma equipe de profissionais qualificados e atualizados é um diferencial para a segurança de dados da empresa.
São esses profissionais que vão realizar análises de riscos periódicas no sistema de TI da empresa. Durante esse processo, serão buscadas possíveis falhas e brechas no sistema que permitam uma invasão de terceiros.
A partir dos resultados obtidos nas análises de risco serão tomadas todas as medidas necessárias para a proteção da informação. Também será elaborado um plano de ação para ser seguido caso alguma ameaça seja identificada e em casos de invasão.
Softwares
O ser humano não consegue vigiar sozinho todo um sistema de TI. Portanto, investir em softwares de proteção de qualidade também faz parte de um bom projeto de segurança de dados.
Pode parecer uma medida simples e óbvia, mas é uma das mais importantes. São esses programas que irão realizar escaneamentos periódicos no sistema em busca de falhas e possíveis ameaças.
Além de identificar as ameaças ele tem a capacidade de bloquear suas ações. Por exemplo: quando se está navegando na internet e um site desconhecido é carregado, o sistema vasculha o site em busca de um pacote de dados malicioso. Se alguma ameaça for identificada, o site é imediatamente bloqueado e os profissionais de TI são avisados.
Ainda nesse sentido, é muito importante manter todos os programas atualizados. Isso ocorre porque são as atualizações que corrigem as falhas dentro desses programas e esses erros podem ser usados para invadir todo o sistema.
Contar com profissionais qualificados dentro da sua equipe vai fazer toda a diferença para o seu projeto de segurança de dados. CLIQUE AQUI e conheça a SoftSell, empresa especializada em consultoria, softwares e treinamentos na área de TI. Nós temos a solução certa para a sua empresa.