Nenhuma empresa hoje em dia vive sem tecnologia, de tal forma que a infraestrutura de TI passou a ser a base de muitos negócios. A relevância do setor vem do fato que ela lida com a comunicação da empresa. Ela fornece ferramentas que agilizam as tarefas e conectam dois pontos distantes de uma mesma organização, permitindo que troquem informações e trabalhem no mesmo projeto.
De tempos em tempos se torna necessário fazer atualizações nessa área para mantê-la em pleno funcionamento. Isso vale para todo e qualquer componente, incluindo hardware, software e rede. Mas como saber qual o melhor momento para essas mudanças? Confira os 6 principais sinais que mostram que já está na hora de melhorar a infraestrutura de TI da sua empresa.
1. Software sem atualização
Aquele aplicativo que acompanha sua empresa desde os primeiros passos dificilmente vai seguir com você para sempre. Softwares de terceiros podem parar de receber atualização por vários motivos fora do seu controle. Mesmo que o programa continue funcionando, ele fica vulnerável e logo se torna ultrapassado. O melhor é desapegar e procurar um novo para substitui-lo.
2. Hardware obsoleto
Se softwares antiquados já são problemáticos, hardwares antigos são ainda piores. Computadores em particular envelhecem rápido. Novos softwares passam a exigir mais dos componentes físicos e, sem atualizar, você fica incapaz de usar as melhores ferramentas. Sem contar que um equipamento obsoleto gera problemas como lentidão e travamentos, que prejudicam toda sua infraestrutura de TI.
3. Problemas de armazenamento
Conforme sua empresa cresce mais arquivos eletrônicos ela gera, ocupando seu espaço de armazenamento. É sempre bom ficar de olho quando estiver chegando no limite para expandi-lo antes de perder arquivos pela falta de espaço. Uma solução para armazenamento digital é a nuvem. Não só é mais fácil aumentar o espaço de armazenamento como é mais seguro e prático de usar.
4. Constantes falhas de segurança e privacidade
Infraestrutura de TI e segurança da informação devem andar lado a lado. Se a empresa enfrenta ataques cibernéticos frequentemente, ainda que sejam impedidos, é alerta vermelho para repensar sua proteção de dados. Além disso, a organização precisa se manter nos conformes de leis como a LGPD, que asseguram a privacidade de informações e a transparência de procedimentos.
5. Gastos excessivos com reparos
Enquanto reparos ajudam a manter o sistema em falhas eventuais, chega em um ponto que o conserto causa mais prejuízo do que lucro. Remendar um componente que já não funciona com a mesma eficiência é jogar dinheiro fora. É essencial saber quando os reparos não valem mais a pena para investir o dinheiro que gastaria com eles em uma infraestrutura de TI nova e durável.
6. Alta demanda da equipe de TI
Um bom indicador de uma infraestrutura de TI inadequada é a demanda de tarefas da equipe. Se a quantidade de problemas que o setor tem que resolver só aumenta, existem duas possibilidades: ou sua empresa está naturalmente crescendo e precisa contratar funcionários, ou sua infraestrutura de TI precisa ser revista e atualizada. Em ambas, a resposta é falar com a equipe e analisar a situação.
Se a sua empresa apresenta qualquer um desses sinais, está na hora de melhorar a sua infraestrutura de TI. Caso queira mais informações úteis como essa, você pode conferir dicas interessantes sobre o universo de TI no blog da SoftSell.