O backbone representa a sustentação do tráfego de todos os dados de usuário presentes no mundo. Sua principal função é conectar os pontos de acesso entre operadores e servidores, sejam eles nacionais ou internacionais.
Essa ferramenta exerce um grande significado para a tecnologia de informação e vem sendo amplamente usada por seus profissionais para melhor o desempenho das telecomunicações.
Saiba, a seguir, quais são os benefícios do backbone para TI!
O que é Backbone em cabeamento?
O backbone em TI é conhecido como um sistema de cabeamento para as ligações centrais de um sistema com alto desempenho. Por definição, essa ferramenta é responsável pela distribuição da comunicação do tráfego e todos os outros elementos envolvidos nessa interconexão.
Em outras palavras, podemos entender que o backbone é representado para fibra óptica presente nos cabos que oferecem hoje o acesso à internet. Redes mais locais oferecem a ferramenta em modens ou roteadores de instalação, já em uma estrutura internacional, o backbone conecta um país a outro através da internet.
Atualmente, a rapidez com que o backbone recebe uma informação e repassa ao destinatário nos faz esquecer que essa tecnologia não é tão atual assim. A internet no Brasil está presente desde 1991, quando já se usava esse dispositivo em conexões discadas.
No entanto, a conexão na época era demorada, com uma baixa performance desse backbone, fazendo o acesso ficar muito mais restrito. De lá para cá muitas coisas mudaram no contexto tecnológico, e hoje já é possível saber que essa ferramenta estará presente no cabeamento que faz parte do 5G em uma velocidade ultrarrápida.
Quais os tipos de backbones?
Apesar de ser algo presente na internet, o backbone também pode surgir em outras formas de comunicação. Eles podem ser de ligações intercontinentais, quando são derivados dos backbones internacionais, ou nacionais, quando derivados destes.
Por meio desse sistema, o usuário pode enviar ou receber mensagens, ou comandos de voz, ligações, imagens, textos e muitas outras formas de comunicação existentes.
Benefícios e importância do Backbone
O principal benefício no uso do backbone, atualmente, é a velocidade oferecida pela rede. Por contar com uma escalabilidade de qualidade, esse cabeamento já consegue suportar as novas tecnologias que começam a surgir, facilitando o processo de atualização posteriormente.
Outro grande benefício no uso do backbone é a facilidade com que o usuário pode realizar upgrades sem ter que desativar a rede. Ou seja, é possível adicionar ou remover equipamentos sem causar danos severos à rede, fazendo a máquina preservar uma vida útil ainda maior do que a presumida.
Com o backbone também é possível conectar aparelhos que estejam distantes, provando que o alcance da sua rede pode ter uma enorme abrangência e contar com uma excelente qualidade de conexão por conta, mais uma vez, a sua enorme escalabilidade.
Por fim, sua durabilidade de pelo menos 10 anos faz a empresa evitar custos extras com manutenções recorrentes, impedindo que o sistema passe por eventuais panes elétricas e possa prover uma rede bem mais segura e eficiente ao usuário.
Saiba mais sobre nossas soluções em tecnologia da informação através do site.