A tecnologia avança a cada dia oferecendo uma variedade de recursos para as empresas, como o armazenamento de dados na nuvem ou em softwares.
Se, por um lado, dá mais segurança e conservação aos dados das organizações; por outro, pode deixar essas informações suscetíveis a ataques cibernéticos. É aí que a cibersegurança faz toda a diferença.
O que é cibersegurança?
Trata-se de um conjunto de recursos tecnológicos que contribuem para a proteção dos dados armazenados em nuvens, máquinas e softwares, evitando que sejam invadidas ou acessadas por pessoas não autorizadas.
Nesse sentido, o profissional de TI que investir em capacitação em cibersegurança se destacará no mercado de trabalho, visto que a segurança das informações é um aspecto de grande importância para as empresas que estão cada vez mais preocupadas em garantir a integridade desses dados estratégicos.
Vamos entender mais um pouco sobre essa área e porque ela está se tornando uma tendência na área de Tecnologia da Informação.
Por que as empresas estão mais interessadas em investir na cibersegurança?
Como citado no início do artigo, as organizações passaram a entender a importância de garantir a segurança das informações sigilosas, tanto por pessoas mal intencionadas, como em ataques cibernéticos que podem impactar de forma considerável a imagem da empresa, além da credibilidade e patrimônio financeiro, caso dados de clientes ou informações estratégicas sejam divulgados de forma indevida.
Por conta disso, a cibersegurança tem ganhado cada vez mais destaque por possibilitar justamente a proteção dos dados armazenado nos meios digitais contra ciberataques, além de garantir que apenas pessoas autorizadas consigam acessá-las.
Para que o profissional esteja apto para atuar com cibersegurança e proporcionar esses benefícios para as empresas, é necessária a realização de uma certificação, que incluirá todas as informações atualizadas a respeito do assunto, incluindo teoria e prática.
Atuação dos profissionais na área de cibersegurança
Um profissional certificado em cibersegurança torna-se apto para atuar tanto em áreas técnicas, como na pesquisa de gestão, por exemplo:
- Auditoria de segurança: encarregado em manter um registro das medidas e controles de segurança do computador de uma organização, criando relatórios de avaliação sobre a eficácia das medidas, bem como criação de métricas que demonstrem isso;
- Arquitetura de segurança: um profissional certificado em cibersegurança pode atuar na realização de projetos de arquitetura para os sistemas de uma empresa, sendo responsável pela segurança das especificações técnicas dessa arquitetura;
- Chief Information Security Officer (CISO): é possível também atuar em uma posição mais estratégica com o objetivo de reduzir as ameaças cibernéticas por meio de medidas estratégicas inteligentes.
Essas são apenas algumas possibilidades de atuação de um profissional especializado em cibersegurança, mas o fato é que a certificação nessa área é considerada um diferencial competitivo e abre um leque de oportunidades que contribuem para o crescimento profissional.
Para quem deseja adquirir essa certificação com garantia de qualidade nos conteúdos, a SoftSell é uma excelente opção. Com mais de três décadas no mercado, a empresa é especializada em cursos e certificações na área de TI que garantem um aprendizado completo para esses profissionais.