Conheça os principais tipos de firewall que existem e as suas diferenças

Você sabe o que é um firewall? Você saberia escolher o melhor para a sua rede? Internet é muito grande e existem alguns perigos que você pode evitar facilmente com o firewall correto. Conheça, a seguir, a importância de usar um firewall, os principais tipos e quais as suas diferenças. Visite outros textos do nosso site para se aprofundar no assunto.

Firewall significa “barreira de fogo”, em tradução livre. Basicamente, é uma barreira que impede que pessoas estranhas e dados indesejados entrem ou saiam do seu computador. Firewall pode ser software, ou seja, programas, ou hardware, peças.

Eles são essenciais e se tornaram populares nos anos 90. Com a evolução da internet, a chegada do e-commerce e das diversas possibilidades de ações na rede, viu-se ser necessária a criação de uma proteção mais personalizável e forte.

Por que o firewall é necessário?

Uso de um firewall é primordialmente uma medida de segurança. Com o uso de um firewall em sua rede, juntamente com um antivírus, você estará mais protegido de:

  • Vírus e demais links e programas que provoquem o mau funcionamento;
  • Disseminação em rede de arquivos já infectados;
  • Invasores, os chamados hackers, que poderiam acessar dados e informações confidenciais.

Ou seja, a rede, os arquivos, os dados e os programas importantes para sua organização estarão menos vulneráveis, afinal, o firewall, que é altamente customizável, estará em ação. E por isso foram criados os vários tipos de firewall.

Alguns podem ser mais úteis para empresas, outros para usuários simples, que utilizam computadores em casa e não movimentam dinheiro e informações confidenciais, por exemplo.

O uso de firewall não exclui a necessidade de um antivírus, ok? Na dúvida, consulte um profissional de Tecnologia da Informação (TI).

Tipos de firewall

Um tipo de firewall barato e eficiente é o Filtro de Pacotes. Ele reúne um conjunto de regras que filtram diferentes pacotes enviados por redes de comunicação. Depois de ser configurado, vai atuar autorizando tudo o que não for definido como “Perigoso”, ou negando, no seu computador, a entrada de toda informação que não for previamente configurado como “Seguro”.

Filtro de Pacotes é um firewall de configurações simples, por isso é um dos mais populares.

Outro tipo é o Firewall de Aplicação. Para empresas, por exemplo, cria uma barreira entre a companhia e todo o resto da internet, garantindo mais proteção.

Com ele, é possível registrar e bloquear ataques online. É possível, por exemplo, criar uma lista negra com IPs indesejados. Firewall de Aplicação é um aliado mais personalizável, e pode deixar sua rede mais segura, se for bem utilizado. Esse é o tipo mais recomendado para empresas.

O Firewall de Estado, também conhecido como Stateful Inspection, trabalha fazendo comparações.

Entenda: esse firewall procura padrões dentro do seu uso da rede. Ele compara o que acontece e o que é esperado que aconteça e transforma isso em informações para julgar o que seria perigoso ou não para a sua rede.

É como se ele criasse uma série de regras depois de observar o seu padrão de comportamento na internet. Tudo o que fosse fora do padrão seria considerado perigoso.

Ficou interessado pelo assunto e gostaria de entender melhor qual o firewall seria ideal para você? Entre em contato conosco! A equipe da SoftSell estará sempre disponível para tirar suas dúvidas.

Caso deseje se especializar no assunto, também temos cursos disponíveis. Entre em contato e saiba mais!


Deixe um comentário