3 dicas para tornar o trabalho home office da sua empresa mais produtivo

De uma hora para outra, milhares de empresas ao redor do mundo foram pegas de surpresa pela necessidade de enviar suas equipes ao trabalho home office em razão do espalhamento rápido dos casos de pessoas infectadas e mortas pela Covid-19.

O que antes fazia parte apenas do cotidiano de uma parcela dos trabalhadores freelancers, tais como jornalistas, escritores e tradutores, agora é realidade em diferentes setores.

Para se ter uma ideia do impacto dessa mudança no Brasil, dados das consultorias Convenia e Ahgora divulgados no final de 2019 apontavam que 63,5% das empresas no país sequer possuíam política de home office.

Na ocasião, foram ouvidos 1000 profissionais das áreas de Gestão de pessoas, Controladoria, Contabilidade, Administrativo financeiro, entre outros departamentos, de pequenas e grandes empresas.

O impacto disso para o mercado de profissionais de TI foi o aumento inesperado da demanda das empresas por profissionais e serviços de capacitação e certificação.

Segurança no trabalho home office: como os acessos remotos podem deixar a empresa vulnerável se não forem bem feitos

Mas ainda dá tempo de se adaptar. A Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes), por exemplo, lembra que a expectativa é de que a situação da quarentena dure aproximadamente de 30 a 60 dias, podendo impactar na economia e pequenas e médias empresas. E tudo indica que esse período seja prorrogado.

Home Office guia passo a passo para garantir a segurança da informação nesse processo

Como criar um home office produtivo?

De modo geral, boa parte das empresas não teve tempo para planejar e implementar programas estruturados de gestão do trabalho remoto, soluções de registro de ponto extranet ou mesmo aplicativos de teleconferência. Agora, precisam correr atrás para garantir o suporte habitual, criar serviços tecnológicos capazes de fazer a gestão remota de produtividade e conseguir vencer os desafios.

E se engana quem pensa que o trabalho remoto é menos produtivo. Desde que tenham assistência remota de qualidade, tudo indica que o home office é ainda mais vantajoso.

Uma pesquisa conduzida pela empresa norte-americana SurePayRoll, especializada em folhas de pagamento, informou que 86% dos trabalhadores entrevistados disseram atingir “produtividade máxima” quando trabalham sozinhos, bem diferente do que pensa boa parte dos brasileiros.

Além disso, 2/3 dos gestores consultados para a pesquisa também garantiram que seus colaboradores remotos aumentam a produtividade. Mas para isso é preciso dar suporte aos seus colaboradores. Por isso, separamos 3 dicas para ajudar a sua empresa a orientar melhor seus colaboradores.

1. Faça um cronograma

Listar as tarefas do dia e as pendências logo pela manhã e ao final do dia é fundamental. Esse pequeno hábito pode ajudar também a aliviar o estresse, e sua mente trabalhará melhor pelo resultado.

2. Faça pausas

O recomendado é uma pausa de 15 minutos a cada 75-90 minutos para manter a produtividade. Nesses intervalos é recomendado alongar, caminhar, ouvir música ou observar a rua pela janela. Isso ajuda também a reduzir o estresse.

3. Respeite seu tempo

Comece e termine o trabalho no horário estabelecido, sem extrapolar. É importante manter a rotina e respeitar o seu tempo e seu corpo. Se estiver com sintomas de gripe, informe sua empresa.

Ao acordar, em vez de pegar o celular, faça um exercício de yoga ou meditação, tome um banho e faça um café. Só então olhe para as demandas de trabalho. Isso ajuda a começar o dia com o pé direito.

Gostou deste artigo? Então não deixe de conferir as demais publicações do blog!


Deixe um comentário