O ataque DDoS é uma importante ameaça à segurança de um website. Com a capacidade de tirar o site do ar, este tipo de ameaça pode provocar importantes prejuízos financeiros para a empresa.
Sobretudo se o seu cliente possui uma loja virtual ou se o domínio tem outro uso comercial significativo. Com o site fora do ar, além das perdas em vendas e parcerias comerciais fechadas, após um ataque DDoS haverá significativos custos para restabelecer o funcionamento normal e para implementar as ações de segurança necessárias.
Vale destacar que é muito comum que os sites comerciais sejam alvo de um ataque DDoS em importantes datas do calendário de vendas. Além disso, em função de sua estrutura, sem adequadas estratégias de segurança, todo website está sujeito a esta ameaça constantemente.
Deste modo, cabe ao profissional de TI compreender a dimensão deste risco e utilizar de todas as estratégias disponíveis para driblar eventuais ataques DDoS. Quer saber mais sobre o assunto? Continue conosco neste artigo, entenda o que é um ataque DDoS e como evitá-lo!
O que é um ataque DDos
DDoS significa Distributed Denial of Service, ou Negação de Serviço Distribuída. Assim, um ataque DDoS é aquele que gera uma indisponibilidade do site devido a uma alta demanda de requisições.
Ele sobrecarrega os servidores, leva a uma redução da velocidade e até mesmo a queda total do site. Deste modo, seu conteúdo torna-se indisponível.
Como funciona o ataque DDoS
Para causar esta demanda aumentada capaz de derrubar o site, é preciso que diversos computadores tentem acessar e utilizar suas aplicações simultaneamente. Assim, como os ataques DDoS em geral são comandados por hackers, geralmente estas pessoas mal intencionadas iniciam seu trabalho criando uma rede de bots.
Isto pode ser feito pela instalação de malwares em outros computadores ou servidores. Estes malwares vão conceder domínio ao hacker, permitindo que ele direcione todas as máquinas para aquela aplicação web. Desta forma, a partir de um único computador, é possível derrubar um site por múltiplos acessos e sobrecarga da rede.
Quais são os tipos de ataque DDoS
No tópico anterior você compreendeu em linhas gerais como opera um ataque DDoS. Mas existem diversas formas de realizar um desses.
- Ataques volumétricos: este tipo de ataque faz com que uma simples ação requeira um alto volume de dados do site. Desta maneira, o hacker consegue fazer com que toda a largura de banda da Internet do site seja consumida, impossibilitando seu funcionamento.
- Ataque à camada 7 ou ataque à camada de aplicação: aqui o hacker mira na Application Layer, onde as páginas são geradas no servidor, simulando recarregamento repetido da página. Este tipo de ataque DDoS pode ser programado para acontecer em uma página fixa em múltiplas páginas aleatórias, o que dificulta a defesa.
- Ataques de exaustão ou protocolo: este ataque DDoS foi projetado para utilizar toda a capacidade do servidor ou de um recurso intermediário, como um firewall, gerando um SYN Flood. Um excesso de solicitações do pacote SYN esgota os recursos, gerando ausência de resposta por sobrecarga de pedidos.
Como evitar ataques DDoS
O mais importante para você criar uma boa defesa contra ataques DDoS é compreender que o site pode ser alvo de ataques de múltiplos tipos simultaneamente. Assim, vale a pena investir em uma abordagem que evite cada uma das categorias de ataques DDoS.
Algumas das estratégias mais eficazes que você pode utilizar são:
- Criar uma difusão de rede anycast para diluir o tráfego;
- Utilizar um WAF (Web Application Firewall) para evitar ataques à camada de aplicação.
- Criar roteamento de blackhole para direcionar o tráfego para fora do site;
- Limitar a taxa de solicitações para reduzir a velocidade do consumo de conteúdo.
Agora você já sabe o básico sobre o que é e como defender um site de um ataque DDoS. Para se aprofundar no tópico de segurança em aplicações diversas, confira os outros posts do nosso blog!