Entenda o que é e quais os custos de um ataque cibernético para a sua empresa

O mundo virtual permitiu que empresas mudassem completamente seu estilo de gestão. No entanto, estar sempre conectado demanda cuidados para não cair em armadilhas. Afinal, ser vítima de um tipo de ataque cibernético traz consequências graves para empresas.

Cibercrimes são violações comandadas por hackers, a fim de destruir ou acessar redes privadas. Existem vários tipos de ataque cibernéticos. Um deles é o Backdoor, no qual o invasor tem acesso remoto à rede invadida. Já o Phishing, por exemplo, permite que hackers roubem informações ao parecerem confiáveis (e-mails e links).

Essas ações podem levar a prejuízos sérios para o mundo corporativo, como o vazamento de informações valiosas, por exemplo, de clientes. Elas podem, inclusive, acarretar em sequestro de dados importantes (ransomware).

Além disso, as empresas podem sofrer perda de capital e roubo de propriedade intelectual. Isso porque, uma vez que o sistema está exposto, informações podem ser roubadas e vendidas para empresas concorrentes.

Existe ainda a possibilidade de enfraquecimento da confiança e da credibilidade de uma empresa, após ataques como esses. As pessoas não teriam mais segurança para fornecer seus dados ou fechar um negócio com uma companhia frágil nesse âmbito. Dessa forma, ciberataques também geram prejuízos enormes nos bens imateriais de uma companhia, como a sua reputação.

Fora os danos ao patrimônio intangível de uma empresa, não podemos esquecer o prejuízo financeiro. Um estudo da empresa de informação e segurança Cybersecurity Ventures, de 2016, aponta que os cibercrimes custarão para a humanidade, até 2021, alguns trilhões de dólares.

Todo esse capital poderia ser realocado em investimentos e inovações dentro das mais variadas segmentações do mercado. Esse número foi calculado com base no histórico de crimes dessa natureza: o avanço é nítido e constante.

Esse montante de trilhões de dólares está relacionado a roubo de dinheiro, bem como manipulação financeira e a perda de informação e propriedade intelectual, como já falamos.

Se a sua empresa for vítima de um ataque cibernético, existem algumas medidas padrão que precisam ser adotadas. Uma delas é avisar ao mercado e às autoridades sobre a invasão. Além disso, é extremamente necessário que os clientes saibam que seus dados foram roubados, se esse for o caso. As organizações terão que pagar multas e sanções se não houver proteção aos dados dos consumidores. Se os roubarem, o prejuízo, fatalmente, será bem maior.

Como se prevenir de um ataque cibernético?

O que mais dificulta a identificação de um cibercrime é o silêncio. Por isso, é necessário investir em ações preventivas e equipe capacitada para proteger a sua empresa e seus dados.

Veja, a seguir, formas de prevenir ciberataques:

  • Uso da criptografia;
  • Backup de arquivos;
  • Sistema sempre atualizado;
  • Alternativas de armazenamento (como a nuvem);
  • Instalar Antivírus e firewall (há opções gratuitas e pagas para os dois. Vai de acordo com a necessidade).

De qualquer forma, as atitudes de prevenção estão relacionadas à cultura organizacional sólida e bem construídas dentro das empresas. Portanto, educar os funcionários também é prevenir que os vírus e ataques cheguem até você. Afinal, sistemas vulneráveis também podem ser culpa de usuários negligentes ou desinformados.

Como vimos, os crimes virtuais crescem em uma escala muito rápida. Por isso, está cada vez mais caro adiar a implantação de uma segurança cibernética ativa e eficiente.


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