Você certamente já sabe como a governança de TI é crucial para as empresas. Dada a dependência cada vez maior da tecnologia, e sua transformação em um diferencial competitivo e estratégico, há muito tempo, o TI deixou de ser “resolvedor de problemas”.
Uma empresa com um nível de maturidade mais alto em gestão de tecnologia usa o TI como um dos principais aliados estratégicos.
Por conta disso, esta nova responsabilidade significa que também é preciso tomar ainda mais cuidado com esse recurso. As informações dos clientes, por exemplo, têm peso de ouro para as empresas.
Enquanto isso, a chegada da LGPD significa que é preciso tratá-las com ainda mais cuidado. Então, se você se preocupa com a segurança das informações na sua empresa, continue lendo este post. Entenda o que é governança de TI e como aplicá-la.
O que é governança de TI?
Começando pela definição que, na verdade, é bem simples. A governança de TI é a administração da tecnologia de forma que esteja totalmente alinhada aos objetivos do negócio. No início do post, mencionamos o exemplo da LGPD. Enquanto segurança faz parte da governança de TI, seu escopo é maior.
Governança de TI envolve um controle total sobre tudo que envolve a Tecnologia de Informação de uma empresa, de modo que ela contribua de forma positiva para o negócio.
Por exemplo, este setor deve ser integrado com a mais alta gestão da empresa, de modo a participar na tomada de decisões, através do compartilhamento de informações. Essa atitude proativa, é replicada por toda a empresa.
Por que ter uma governança de TI?
Depois de entender a definição, fica mais fácil responder por que a governança de TI é importante. Este é um setor que apresenta enorme potencial, mas também riscos.
Afinal, todas as informações da empresa são afetadas pela tecnologia. Do ponto de vista da segurança, essa preocupação é crucial.
Por outro lado, também é uma forma de otimizar os recursos. O mercado é extremamente competitivo e cada empresa luta para ter uma mínima vantagem.
A governança de TI quer garantir que este setor não é desperdiçado. Imagine que o concorrente de uma empresa usa a tecnologia de forma muito mais eficaz. Quem não consegue acompanhar, fica muito para trás.
Como implementar a governança de TI?
Implementar a governança de TI não é um processo necessariamente simples. É relativamente fácil de entender, mas como envolve a empresa toda, pode ser complexo. Por isso, o primeiro ponto é olhar para o próprio negócio.
Considere os aspectos culturais e estruturais específicos ao seu ambiente, para adequar às melhores práticas. Em outras palavras, todos precisam estar envolvidos, desde a alta gestão, até o CIO e os colaboradores.
Além disso, é preciso estudar bastante e conhecer as práticas de governança de TI mais aplicadas no mercado. A partir disso, é possível combiná-las com as especificidades da sua empresa. Alguns exemplos dessas ações são:
- Criar canais de comunicação eficientes;
- Estabelecer metas que estejam alinhadas ao objetivo central;
- Usar ferramentas tecnológicas de forma proativa;
- Construir políticas para monitoramento de segurança.
Por isso, a governança de TI é essencial para qualquer negócio. Através dela, você consegue manter a sua empresa mais segura e mais competitiva, usando um dos recursos mais importantes: a tecnologia.
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