Quando ouvimos a palavra hacker, acabamos relacionando com algum pensamento negativo. Esse pré-conceito não é raso, visto que a Internet Security Threat Report publicou que o Brasil é o quarto país que mais sofre com invasões de hackers e crimes virtuais.
Mas, você sabia que já existe um hacker do bem? É isso mesmo, o ethical hacking, que traduzido para o português significa hacker ético. Essa é uma profissão que vem crescendo de forma acelerada no Brasil. Venha conhecer melhor detalhes desta profissão e o que você precisa estudar para se tornar um hacker ético!
Hacker Ético: o que é?
A grande premissa desta profissão é: para você se defender das invasões de hackers, você precisa pensar como um. E então nasceu o hacker ético. Ele é um profissional da área da segurança da informação com especialização em Offensive Security. Ou seja, ele é responsável por identificar as vulnerabilidades do sistema das empresas e, mais importante que isso, saber como eliminar essa vulnerabilidade.
O hacker ético atua realmente como um hacker, tentando invadir o sistema da própria empresa e identificar quais as formas que são possíveis e como ele vai criar uma proteção para essa invasão.
Esse papel tem o propósito do bem e de muita responsabilidade não só corporativa e profissional, mas também social. Ele precisa assegurar que dados importantes estarão salvos e seguros e evitar grandes e perigosas invasões em diferentes sistemas mundialmente. Imagine, por exemplo, a responsabilidade do hacker ético de um banco, que faz com que os dados pessoais de clientes estejam sempre seguros?
Oportunidades e tendências do mercado
Essa é uma profissão que tem um crescimento acelerado, pois o digital e sistemas de nuvem é um futuro que já chegou dentro das organizações. Sofrer uma invasão pode simplesmente manchar para sempre a marca e perder a credibilidade diante de clientes. Por isso, esse é um assunto que é levado muito a sério e as empresas disponibilizam investimentos pesados na área.
E o salário de um hacker ético é bastante generoso. Um analista ganha a partir de R$3.000,00 e cargos sêniores chegam a R$ 22.000,00 em média.
Como se tornar um ethical hacking?
É essencial que você já tenha conhecimentos prévios e aprofundados de rede de computadores, programação, segurança da informação e sistemas operacionais diversos.
Para se tornar um profissional nesta área, você precisa se especializar em:
- Segurança em Redes;
- Pentest;
- Criptografia;
- IDS e IPS;
- A criação de cavalos de Tróia;
- Backdoors, vírus e worms;
- Ataques de negação de serviço (DoS), injeção de SQL, estouro de buffer, sequestro de sessão e invasão do sistema.
Atualmente, não existe um curso superior específico neste assunto, entretanto, há cursos de especializações muito bons que quem é da área de TI pode fazer para investir nesta carreira profissional.
O Certified Ethical Hacker – CEH (Certificação de Hacker Ético), oferecida pela EC-Council é uma ótima qualificação para quem deseja ser um Hacker Ético.
Confira o calendário de cursos e especializações da Softsell e escolha o que melhor se encaixa com a sua rotina e disponibilidade.