Quando se fala em conexão de internet, diversas pessoas pensam automaticamente na banda larga. Na verdade, ela não é o único tipo de conexão com a internet disponível no mercado. A outra opção, conhecida como Internet Dedicada, ou Link Dedicado, pode ser muito mais vantajosa em algumas situações.
A conexão via banda larga já faz parte do dia a dia da maior parte dos brasileiros há mais de uma década e, para os usuários domésticos, é mesmo a melhor opção. Mas, quando estamos falando do mercado corporativo, a conexão com a internet precisa ser estável.
Boa parte dos processos organizacionais hoje em dia necessitam da conexão com a internet, ainda mais em empresas que trabalham com comunicação e tecnologia.Desse modo, a conexão vai suportar muitos usuários ao mesmo tempo, garantindo a realização de:
- Aplicações;
- Downloads;
- Uploads;
- Chamadas de vídeo;
- Etc.
Portanto, a conexão precisa ser mais eficiente do que a banda larga doméstica.
Para esses casos, a Internet Dedicada pode ser uma opção mais eficiente e garantir uma conexão mais segura e estável.
O que é internet dedicada?
A Internet Dedicada é uma forma de conexão na qual o acesso ao provedor é exclusivo, não sendo compartilhado com demais usuários. Desta forma, a velocidade de downloads e uploads costuma ser maior, e o sinal da internet não tem instabilidades.
Internet Dedicada x Banda Larga x Link Compartilhado
Na banda larga, ou link compartilhado, a conexão com a internet é “comunitária”. Seu computador se conecta à internet através de um provedor, que está sendo usado ao mesmo tempo por vários usuários. Isso permite que essa conexão seja mais barata e acessível a todos, porém, também torna o sinal mais instável.
Já na Internet Dedicada, o seu acesso é direto ao provedor, sem obstáculos. Você não dividirá o sinal com mais ninguém. Isso faz o sinal ficar mais estável e a velocidade seja maior. Porém, é claro, isso vem com um custo adicional.
Quando optar pela Internet Dedicada?
Para um usuário doméstico, que utiliza a internet principalmente para acessar às redes sociais e assistir alguns vídeos em streaming, a internet banda larga, em geral, é a mais indicada. Isso porque, embora o link dedicado possa oferecer uma maior velocidade e estabilidade, o custo não compensa.
Já para ambientes corporativos, a internet dedicada pode ser uma boa opção, já que esse custo vem atrelado a um grande benefício. É preciso, porém, analisar muito bem as necessidades da sua empresa antes de tomar essa decisão.
Ainda hoje, existem negócios que não dependem tanto do uso da internet para funcionar, e se esse é o caso da sua empresa, uma conexão banda larga deve ter tudo que você precisa.
Caso você perceba que quedas e instabilidades na conexão com a internet vêm afetando o dia a dia do seu negócio e causando prejuízos, é melhor analisar a fundo. Considere calcular os prejuízos causados pela conexão ruim e veja se são maiores do que o investimento que deve ser realizado.
Quando o acesso à internet é considerado um fator crítico para o sucesso do seu negócio, é consenso entre os profissionais de TI que o uso da internet dedicada é o mais aconselhado CSF (Critical Success Factor). Considere contratar uma internet dedicada para a sua empresa se:
- Trabalhar com tráfego alto de dados;
- Depender da conexão com a internet para realizar a maioria das suas atividades;
- Fechar a maior parte das vendas ou se relacionar muito com os clientes por meio da internet;
- A rotina envolver muitas videoconferências ou uploads de arquivos pesados, como vídeos.
Se quiser mais informações sobre o assunto, não deixe de entrar em contato conosco através do nosso site!