Java é uma das linguagens de programação mais utilizadas no mundo. É possível encontrá-la em celulares, objetos automatizados e até em sondas espaciais. Nesse sentido, essa linguagem tende apenas a crescer, uma vez que o mundo busca a interconectividade cada vez maior entre os diferentes meios digitais.
Então, não fique de fora dessa! Saiba por que você deve investir em um treinamento nessa área para se manter competitivo no mercado de programação.
O que é Java
Java é uma linguagem de programação que foi desenvolvida na década de 90. Desde então, foram feitas inúmeras atualizações para que ela se tornasse uma das mais utilizadas no mundo.
Uma linguagem de programação diz respeito aos códigos que um programador usa para se comunicar com os computadores, de modo que eles executem aquilo que se deseja. Nesse aspecto, Java se constitui como mais do que uma linguagem, mas também como uma plataforma de desenvolvimento de programas e softwares, abarcando as mais variadas ferramentas para essas ações.
As vantagens de se utilizar Java
Uma das principais vantagens da linguagem Java é o fato de ela ser multiplataforma. Isso acontece porque, escrevendo o código uma única vez, é possível fazê-lo funcionar em qualquer plataforma que possua uma máquina virtual capaz de executá-lo.
Desse modo, o código fonte escrito pelo programador em qualquer sistema, como um sistema Windows, por exemplo, ao passar por um compilador, gera o chamado bytecode, que é um código binário próprio dessa linguagem.
É justamente esses bytecodes que serão interpretados e executados pelas Máquinas Virtuais Java (JVM) em qualquer sistema. Então, aquele mesmo código redigido em um sistema Windows, pode ser executado em Mac, Linux e nas mais diversas plataformas — como no sistema Android, que é todo desenvolvido em Java.
Assim, é possível encontrar essa linguagem por toda parte e, por ser uma plataforma de software livre e gratuito, está facilmente acessível para quem se interessar e quiser se aventurar por esse universo.
O que faz um profissional de Java e qual o perfil necessário para se manter nesse segmento
Em vista desses aspectos, é possível concluir que um profissional de Java se ocupa em desenvolver e fazer a manutenção de programas, softwares e aplicativos — podendo, inclusive, atuar no desenvolvimento de jogos e sites — que utilizam essa linguagem.
Para tanto, é necessário que ele compreenda seus códigos e suas dinâmicas da maneira mais completa possível, e saiba utilizar os inúmeros recursos disponibilizados pela plataforma de desenvolvimento, que estão em constante atualização. Assim, um profissional dessa área deve, antes de qualquer outra coisa, gostar de aprender e estar sempre curioso quanto às novidades.
Outra requisição básica dessa linguagem é o inglês fluente. Isso ocorre porque toda a sintaxe de desenvolvimento Java se dá em inglês, portanto, o conhecimento dessa língua facilita (e muito) na compreensão dos códigos.
Além disso, a média salarial de um profissional dessa área está por volta de R$ 6.000. Mas por ser uma área em constante crescimento e por ter um número de profissionais qualificados inferior à oferta de emprego, é possível alcançar quantias ainda mais altas.
A importância de treinamentos nessa área
Dessa forma, para se manter competitivo no mercado — entendendo os códigos perfeitamente e fazendo bom uso das funcionalidades possibilitadas pelas inúmeras ferramentas — é imprescindível que se invista em um treinamento nessa área.
Um profissional bem treinado eleva as taxas de produtividade, ao compreender os fundamentos e se utilizando do melhor que a linguagem Java pode oferecer, otimizando, assim, o desenvolvimento dos seus projetos.
Quer saber mais sobre treinamentos nessa área e se atualizar junto ao mercado de programação? Visite nosso site e encontre mais informações relevantes para o seu desenvolvimento profissional.