No cenário dinâmico da era da informação e da conectividade, gestores e empresários enfrentam um desafio constante: garantir a segurança dos dados da empresa enquanto otimizam os custos com essa solução. A Oracle Cloud Infrastructure (OCI) surge como uma solução inovadora e completa para empresas que desejam investir no futuro de seus negócios.
O serviço de armazenamento da Oracle Cloud Infrastructure (OCI) oferece uma variedade de serviços, como computação, armazenamento, rede e banco de dados, permitindo que as organizações migrem cargas críticas para a nuvem de forma eficiente, garantindo flexibilidade e controle sobre seus recursos de TI.
Em seguida, este artigo apresenta uma visão geral das principais características e benefícios oferecidos pela Oracle Cloud Infrastructure, destacando seus serviços e as inúmeras facilidades que a OCI entrega para seus clientes.
Como Funciona a Oracle Cloud Infrastructure?
A Oracle Cloud Infrastructure (OCI) é uma plataforma robusta de serviços de nuvem pública que permite aos clientes criar, implantar e gerenciar diversas aplicações em um ambiente altamente escalável, seguro, disponível e de alto desempenho.
Com uma arquitetura bare metal avançada, ou seja, um serviço de cloud que permite aos usuários alugar um servidor físico de locatário único junto ao provedor de cloud, e serviços integrados de última geração, a OCI oferece recursos poderosos que suportam desde cargas de trabalho simples até as mais complexas. Sua infraestrutura flexível permite às empresas adaptar recursos de computação, armazenamento e rede conforme as necessidades dos negócios, garantindo eficiência operacional e capacidade de resposta às demandas do mercado.
Acima de tudo, a Oracle Cloud Infrastructure oferece criptografia de banco de dados, controles de acesso rigorosos e conformidade com regulamentos globais, assegurando a proteção dos dados sensíveis e a confiança dos clientes na plataforma.
Qual a Diferença entre as Nuvens?
Esta é uma dúvida muito comum e recorrente. Devido a variedade de opções disponíveis, no entanto, torna a escolha do tipo de nuvem ideal um desafio. Porém, a escolha do melhor modelo de armazenamento em nuvem vai depender exclusivamente das necessidades da empresa
Atualmente, os serviços de computação em nuvem podem ser privados, públicos ou híbridos. Entenda as diferenças:
Nuvem Privada: segurança e controle sob medida
A nuvem privada, também conhecida como nuvem interna ou corporativa, atende exclusivamente uma única empresa, com infraestrutura voltada para o armazenamento e compartilhamento de dados e programas desse cliente.
Ela pode ser hospedada fisicamente em um data center local ou contratada através de fornecedores de infraestrutura de nuvem, configurando-se como uma nuvem de rede privada em um data center remoto.
Apesar de oferecer mais privacidade, controle sobre os dados e segurança aprimorada, implementar nuvens privadas tende a ser mais caro e demorado, a menos que a empresa opte por provedores terceirizados.
Nuvem Pública: flexibilidade e economia à distância de um clique
Nesse modelo, a empresa contratada armazena os arquivos no próprio data center, gerencia e mantém todo o sistema. Embora os dados sejam guardados externamente, permanecem separados e acessíveis apenas para pessoas autorizadas. Esse formato se destaca por:
- Flexibilidade: A empresa escala seus recursos de acordo com a demanda, pagando apenas pelo que usa, sem necessidade de investimentos em infraestrutura física.
- Acessibilidade: A nuvem pública é geralmente a opção mais econômica, com preços competitivos e modelos de assinatura sob demanda.
- Agilidade: O provisionamento de recursos é rápido e fácil, por isso permite que os projetos sejam colocados em prática em tempo hábil.
- Inovação: Os provedores de nuvem pública estão em constante atualização, oferecendo as últimas tecnologias e ferramentas para seus clientes.
Nuvem Híbrida: o melhor dos dois mundos em um só lugar
Esse modelo consiste em um sistema de várias nuvens privadas e públicas, no qual a empresa pode espalhar e intercalar o armazenamento das suas informações entre elas.
Por exemplo, as empresas podem executar cargas de trabalho de missão crítica ou aplicativos sensíveis na nuvem privada e usar a nuvem pública para lidar com explosões de carga de trabalho ou picos de demanda.
Como resultado, as principais características de uma nuvem híbrida é a facilidade de ter um ambiente unificado, automatizado e escalável.
Escolhendo a nuvem ideal
Como mencionado anteriormente, a escolha do melhor modelo de nuvem depende das necessidades da sua empresa. Porém, há algumas especificidades que devem ser consideradas nesta escolha, como a confiabilidade do provedor, os recursos disponíveis (segurança, gerenciabilidade, suporte e custo).
Um dos principais diferenciais entre os provedores de nuvem é o nível de suporte que eles oferecem aos clientes durante a jornada para a nuvem e como tornam esse processo confortável para a empresa.
Por exemplo, na implantação de uma nuvem híbrida, a escolha do provedor certo é essencial para o sucesso de toda a migração. Este tipo de solução é mais personalizado e exige grande efetividade para garantir uma transição suave, sem comprometer os dados ou gerar inatividade.
A Oracle Cloud Infrastructure foi construída considerando três critérios essenciais, conforme avaliação da Omdia, uma empresa analista global e líder consultiva de ecossistema tecnológico, que são fundamentais para a seleção de um provedor de nuvem:
- Capacidade de executar cargas de trabalho em missões críticas;
- Confiabilidade e abertura;
- Suporte para computação híbrida e de borda.
Leia também – 4 erros que você não pode cometer ao utilizar computação em nuvem.
Principais funções da Oracle Cloud Infrastructure
A Oracle Cloud Infrastructure oferece desempenho, versatilidade e governança exigida na TI corporativa atual, oferecendo ao mesmo tempo um nível de desempenho que geralmente excede ao encontrado em ambientes on-premisses de alto desempenho. Com esta solução, as empresas conseguem:
Acelerar e impulsionar o crescimento do negócio com Oracle Cloud Infrastructure
Além de garantir a execução de cargas de trabalho críticas com eficiência, a OCI se destaca pela sua capacidade de suportar desde o desenvolvimento ágil de software até capacidade para melhorar o desempenho, a resiliência e a agilidade das aplicações em uma nuvem empresarial.
- Implantação e escalonamento rápidos de novos aplicativos
A infraestrutura sob demanda da OCI permite que as empresas lancem e escalonem novos aplicativos com rapidez e agilidade, sem a necessidade de investimentos em hardware físico ou longos processos de provisionamento. Isso significa que as empresas podem levar seus produtos e serviços inovadores ao mercado mais rapidamente, respondendo às demandas dos clientes de forma eficiente e eficaz.
- Foco na diferenciação competitiva
Ao utilizar a OCI para automatizar tarefas rotineiras de TI, como gerenciamento de infraestrutura e provisionamento de recursos, as empresas liberam seus funcionários para se concentrarem em atividades estratégicas que geram valor real para o negócio. Isso permite que as empresas se diferenciem da concorrência e se concentrem em seus principais objetivos estratégicos.
- Empoderamento dos colaboradores
A OCI coloca a infraestrutura de TI nas mãos daqueles que precisam dela, permitindo que desenvolvedores, equipes de negócios e outros colaboradores acessem os recursos de que precisam de forma rápida e fácil. Este fator promove a colaboração, a agilidade e a inovação dentro da organização, impulsionando a produtividade e o crescimento do negócio.
Reduzir significativamente os custos
- Redução da dependência de infraestrutura de data center
Ao migrar para a OCI, as empresas podem reduzir significativamente sua dependência de infraestruturas de data centers locais. Por isso, elimina a necessidade de investir em hardware caro, manutenção e atualização de equipamentos, resultando em uma economia substancial de custos.
- Otimização de custos
A OCI adota um modelo de pagamento conforme o uso, permitindo que as empresas paguem apenas pelos recursos que realmente utilizam. Isso evita desperdícios e garante que os investimentos em TI sejam alinhados com a demanda real, otimizando os gastos e aumentando a eficiência financeira.
- Maximização do valor equiparado a capacidade de demanda
Apesar de ser um processo contínuo, no qual exige planejamento, monitoramento, e adaptação, com a OCI as empresas conseguem adequar a quantidade certa de recursos disponíveis para atender às suas necessidades em cada momento, sem desperdício ou escassez.
Quais facilidades a Oracle Cloud Infrastructure proporciona aos clientes?
A Oracle Cloud Infrastructure se destaca como uma plataforma de nuvem pública que oferece um conjunto de facilidades projetadas para atender às necessidades das empresas. Além de proporcionar segurança de ponta, migração de cargas de trabalho e modernização de aplicações, a OCI acima de tudo, oferece um ambiente completo e seguro para desenvolvimento colaborativo e inovação contínua.
Com recursos como integração nativa de serviços e suporte avançado para implementação de soluções híbridas, a OCI capacita seus clientes a explorarem novos horizontes sem comprometer a segurança e a eficiência operacional.
Segurança Integrada
Diferentemente de outras plataformas onde a segurança é um serviço adicional com custos variáveis, na OCI, as ferramentas de segurança fazem parte integrante do ambiente desde o início da migração ou criação de aplicações, proporcionando proteção sem comprometer o orçamento.
Facilidade em migrar cargas de trabalho corporativas crítica
A Oracle Cloud Infrastructure estruturou-se com recursos avançados, como virtualização off-box, chips de segurança personalizados, redes sem bloqueio, virtualização de rede L2, rede de cluster RDMA e infraestrutura flexível, para facilitar a migração de aplicações corporativas complexas para a nuvem de maneira eficiente e segura. Em resumo, essas funcionalidades ajudam a superar a dificuldade de migrar muitas aplicações para a nuvem.
Praticidade para modernizar suas aplicações
A Oracle Cloud Infrastructure (OCI) possibilita a migração de aplicações sem a necessidade de rearquitetura, otimização de cargas de trabalho e redução de tarefas manuais, além de permitir a extensão de funcionalidades por meio de novas interfaces e APIs.
Em outras palavras, com inovações em rede, computação e armazenamento, a OCI oferece soluções que capacitam os desenvolvedores a gerenciar implementações nativas na nuvem. A abordagem da Oracle no design de serviços assegura um desenvolvimento resiliente, confiável e escalável, apoiado por serviços nativos da OCI e um ecossistema robusto de parceiros de desenvolvimento.
Plataforma de dados moderna
A OCI suporta análises abrangentes de banco de dados que possibilitam aos clientes obter uma visão completa de 360° de seus clientes e realizar análises preditivas fundamentadas em machine learning, impulsionando a inovação e a tomada de decisão estratégica.
Opções de implementação
A OCI foi projetada para suportar diversas opções de implementação, permitindo que os clientes executem uma região inteira da OCI dedicada dentro de seu próprio data center usando o Cloud@Customer. Certamente, isso facilita a migração de ambientes locais inteiros para a nuvem pública, oferecendo flexibilidade e controle adicionais.
Oracle Cloud Infrastructure como melhor escolha para o seu negócio!
Neste artigo, explicamos como a Oracle Cloud Infrastructure é fundamental para impulsionar a inovação, aumentar a eficiência operacional e fortalecer a competitividade das empresas na era digital. Desde a hospedagem segura de aplicativos críticos até o suporte avançado para desenvolvimento de software, análise de big data e implementação de soluções híbridas, em resumo, a OCI oferece uma gama completa de recursos para atender às demandas complexas do mercado atual.
Por isso, se você pensa em migrar para a OCI, conte com a SoftSell. Somos parceiros confiáveis da Oracle, especializados em migração, gestão e armazenamento de dados de forma segura. Nossa equipe qualificada e certificada pela Oracle possui expertise abrangente em infraestrutura, redes, bancos de dados e sistemas operacionais, garantindo uma abordagem personalizada para cada cliente.
Afinal, seja qual for sua aplicação de negócio, nossa equipe está pronta para desenvolver e aplicar uma estratégia de migração eficiente, assegurando que a sua empresa aproveite ao máximo os benefícios da OCI. Fale agora com nosso time de vendas.
Você também pode gostar – Serviços Gerenciados de TI: Tudo o que Você Precisa Saber Sobre MSP