Cabeamento estruturado é um conjunto de tecnologias que possibilitam a conexão de diversos dispositivos, como roteadores, telefones, impressoras, servidores, entre outros, por meio da mesma infraestrutura, otimizando, assim, as operações de uma empresa, a partir da facilidade de acesso.
Tendo como principal característica a flexibilidade, o cabeamento estruturado permite que os cabos possam ser implementados para adequar uma nova tecnologia, de modo muito mais fácil e prático.
Dessa maneira, podem-se instalar novos dispositivos, de forma rápida e segura.
Entretanto, para garantir o sucesso dessa implementação, é imprescindível atender à norma de cabeamento estruturado. Ela que permitirá a expansão e integração dos diversos serviços de dados, de forma totalmente segura.
Mas quais são essas normas, para que servem, quais os benefícios? É o que responderemos a seguir!
Quais são as normas de cabeamento estruturado?
Normas de cabeamento estruturado têm como objetivo implementar um padrão genérico de cabeamento a ser seguido pelos fornecedores, diferente do que acontecia antes, quando cada empresa realizava de uma maneira.
Com isso, é possível ter uma padronização que garanta a segurança desse serviço, além de proporcionar uma série de benefícios.
Ao todo, são 8 as normas de cabeamento estruturado existentes:
ANSI/TIA 568 – Desde o conceito aos testes de certificação, nesta norma contém os principais requerimentos e componentes de fabricação dos materiais para realizar a conexão;
ANSI/TIA 569 – Define os caminhos a infraestrutura física, os parâmetros da construção e o planejamento da instalação nos prédios comerciais, aborda todas as informações construtivas;
ANSI/TIA 606 – Abrange a administração dos pontos de identificação do sistema de cabeamento e o gerenciamento da infraestrutura da comunicação entre redes;
ANSI/TIA 942 – Esta norma define os elementos necessários para a instalação do datacenter, bem como a segurança da construção civil e requisitos elétricos;
ANSI/TIA-570 – Esta norma se aplica aos sistemas de cabeamento e respectivos espaços e caminhos para residências multiusuários ou casas.
ANSI/TIA-1005 – Define padrões para uso de um meio físico adequado para o chão de fábrica, considerando o ambiente hostil e características específicas.
NBR 14565 – Esta é uma norma brasileira da ABNT 14565 fundamentada na norma americana ANSI/TIA 568 e europeia ISO 11801. Trata-se de um procedimento básico de um projeto de instalação do cabeamento que esteja dentro das normas nacionais;
ISO 11801 – Norma europeia que contém parâmetros do sistema de cabeamento estruturado na área de telecomunicações.
Além da garantia da padronização, conforme explicado no tópico anterior, por que é tão importante seguir as normas de cabeamento estruturado? Quais os benefícios proporcionados por elas?
Importância e benefícios das normas de cabeamento estruturado
Seguir as normas de cabeamento estruturado é fundamental para que a execução desse serviço alcance o objetivo de otimizar os processos e possibilitar a conexão de diversos dispositivos de maneira segura.
Além disso, podem-se destacar como principais benefícios:
- Menos custos: ao garantir a organização da rede, é possível reduzir custos em diversos processos, incluindo a manutenção e a necessidade de novas aplicações e instalações.
- Fácil manutenção: ao seguir as normas de cabeamento estruturado, o processo de manutenção torna-se muito mais fácil, visto que é um padrão comum que permite a correção de pontos de falha de maneira rápida e organizada, além de possibilitar uma vida útil maior para o sistema de cabeamento.
- Evitam-se erros: outra vantagem muito importante de seguir as normas é a possibilidade de minimizar as chances de erro na rede, visto que se torna muito mais produtiva e eficiente, diminuindo as possibilidades de falhas durante sua operação.