Também conhecido como teste de intrusão, o pentest é um teste utilizado para identificar possíveis vulnerabilidades em uma rede ou sistema de computadores.
É uma simulação de um ataque hacker, e é feita por profissionais especialistas em segurança cibernética, com o intuito de identificar falhas na rede e reforçar a segurança da empresa contra ataques reais.
Portanto, aplicar o pentest é uma forma de proteger a rede ou o sistema empresarial e estar à frente de possíveis invasores futuros.
Diferentes tipos de pentest
Existem alguns tipos de testes de intrusão, os três principais são:
1. Pentest White Box
Nesse teste, o profissional que realiza o pentest recebe, com antecedência, todas as informações sobre a rede da empresa, como:
- Senhas;
- IPs;
- Topografia;
- Logins;
- Níveis de usuários.
Dessa forma, o profissional conhece toda a estrutura da empresa e pode explorar todos os recursos disponíveis, realizando um ataque completo.
2. Pentest Black Box
Nessa modalidade, o profissional que realiza o ataque não recebe nenhuma informação prévia da empresa, tendo que planejar o ataque do zero e de forma ampliada. Esse teste é o que mais se aproxima de um ataque cibernético real.
3. Pentest Grey Box
Nesse teste, o profissional recebe previamente informações básicas sobre a empresa e planeja o seu ataque a partir disso.
Como funciona
O pentest funciona através de algumas etapas necessárias. A primeira delas é a coleta de informações gerais da empresa.
A segunda etapa é a realização do mapeamento da rede, através de varredura pelo sistema. Já a terceira, é a análise de serviços executados pela empresa e de quais as portas de acesso ao sistema.
A quarta etapa é a obtenção de acesso e o início da busca pelas vulnerabilidades. A quinta diz respeito a exploração das vulnerabilidades encontradas através da invasão, ou seja, realizar os ataques. E a última etapa se refere a coletar as falhas identificadas e gerar um relatório para a empresa, apontando as vulnerabilidades presentes na rede.
Benefícios
Um dos principais benefícios na realização de testes de intrusão é poder gerar uma maior confiabilidade na infraestrutura de TI da empresa, através da identificação de vulnerabilidades na rede, que poderiam facilitar invasões.
Dessa forma, as políticas de segurança da empresa serão ajustadas de acordo com os pontos vulneráveis encontrados, tornando a empresa mais segura contra possíveis ataques.
Por fim, o uso do pentest é uma prática fundamental para o uso efetivo da tecnologia no ambiente corporativo.
Gostou do post e deseja saber mais sobre a área de segurança e TI? Então, leia os outros posts do nosso blog!