A perícia forense digital tem crescido de maneira vertiginosa enquanto campo de atuação profissional. Em parte, tal desenvolvimento se deve ao avanço da tecnologia, bem como sua introdução nos mais variados setores da sociedade, como na saúde, educação e ramo bancário, por exemplo. É um excelente ramo para quem busca trabalhar com investigação em órgãos de perícia.
Ficou interessado em saber mais sobre essa área? Então, continue a leitura. Aqui, abordamos o que é, como funciona, bem como sua importância nos dias de hoje. Confira:
O que é perícia forense digital?
A perícia forense digital pode ser compreendida como uma área da perícia, no sentido geral, que tem como principal objetivo fornecer suporte técnico com relação ao uso de tecnologias digitais para rastrear crimes, ou seja, identificar sua materialidade e autoria.
É uma área pericial técnica que já existe há algum tempo, vale dizer, pois compreende tecnologias digitais não apenas como smartphone ou mídias, mas também ferramentas como HD, DVD, sistemas, entre outros dispositivos digitais.
Como funciona a perícia forense digital?
Antes de tudo, cabe destacar que qualquer pessoa pode se tornar um perito forense digital, no entanto, algumas áreas profissionais são mais privilegiadas em virtude de sua grade curricular. São estas: ciências da computação, engenharia da computação, sistemas de internet, entre outras que tenham relação direta com o universo da informática.
As pessoas que se formam em alguma dessas áreas desenvolvem maior conhecimento técnico para analisar ambientes digitais, como mídias, softwares, sistemas, entre outros. E isso é fundamental para quem deseja atuar como perito forense digital.
A perícia forense digital funciona basicamente como uma área técnica que é capaz de analisar sistemas ou tecnologias digitais com a finalidade de encontrar rastros de ações maliciosas, bem como ataques cibernéticos, entre outros crimes.
A importância da perícia forense digital nos dias de hoje
É fato que hoje estamos assistindo a uma crescente transformação digital. Isso, por um lado, é positivo, pois, de forma geral, contribui para a redução de custos por parte das empresas e faz com que elas se tornem mais modernas e competitivas no mercado.
No entanto, ao mesmo tempo em que se apresenta como algo positivo, coloca muitos negócios e pessoas em risco. Tanto isso é verdade que houve, segundo uma matéria publicada pelo Estadão, um crescimento de 131% de ataques cibernéticos em março de 2020, quando comparado com a mesma época do ano anterior (2019).
Esse cenário destaca a importância de se contar ou ter um perito forense digital para investigar de forma eficiente não apenas ataques cibernéticos, mas qualquer outro crime que seja praticado no âmbito digital.
À medida que a sociedade, de uma maneira geral, se transforma digitalmente, maior é a necessidade de profissionais que atuem em perícia forense digital.
Como vimos, perícia forense digital é uma área que está crescendo de maneira acelerada, transformando-se em um excelente campo de atuação profissional.
Gostou deste conteúdo e gostaria de ler outros? Então não deixe de acessar nosso blog. Nele estamos sempre compartilhando conhecimentos que podem facilitar mais seu dia a dia.