A Fibra Óptica tem tido cada vez mais espaço no mercado da tecnologia e tem ganhado a preferência da grande maioria de consumidores e empresas que oferecem serviços relacionados ao transporte de informação.
Isso está ocorrendo, porque a Fibra Óptica é muito mais eficiente do que os métodos tradicionais de transmissão de sinais. A sua velocidade e qualidade fazem seu custo-benefício superar, em diversos aspectos, a transmissão via fios de cobre.
O que é a Fibra Óptica?
São filamentos flexíveis, feitos através de vidro ou plástico, o que explica sua transparência. O seu diâmetro é pouco superior ao de um fio de cabelo, mas pode alcançar vários quilômetros em comprimento.
A utilização do vidro ou plástico como matéria-prima é um fator que leva a excelência, pois, por serem materiais isolantes elétricos, impedem que haja interferências eletromagnéticas.
Portanto, não há distorção ou dano de dados causado por interação com a eletricidade do ambiente externo.
Além disso, por serem materiais que existem em abundância, fazem com que o custo de fabricação seja baixo.
Como funciona?
A Fibra Óptica é formada por três camadas:
- Núcleo;
- Casca;
- Revestimento primário.
Juntas, elas transportam as informações, através de feixes de luz que passam através do núcleo.
Esses feixes de luz vão “ricocheteando” nas extremidades do filamento e são refletidos de volta ao núcleo. Ou seja, não percorrem o caminho em linha reta, mas sim em um movimento próximo ao ziguezague.
Cuidados na instalação
A instalação da Fibra Óptica não requer conhecimentos complexos ou oferece grandes dificuldades. Apesar disso, os filamentos são relativamente frágeis e requerem uma série de cuidados.
A primeira preocupação deve ser com a limpeza do material. Recomenda-se o uso de álcool na superfície da fibra, tanto na hora da fusão, como na hora de fazer as conexões. O ambiente também deve ser higienizado antes da instalação.
Deve-se ter bastante cuidado com o raio de curvatura do produto. A Fibra Óptica é muito resistente à tração, porém há um limite de curvatura que os filamentos suportam. Caso esse limite seja desrespeitado, o material pode sofrer severos danos.
Se, por algum motivo, o cabo quebrar durante a instalação, não pegue os cacos diretamente com as mãos. Lembre-se de que ele é formado por materiais cortantes, podendo ferir a pele. O descarte desses cacos deve ser feito com os mesmos cuidados que vidros quebrados: colocar dentro de um recipiente e só depois jogá-los no lixo.
Caso haja crianças no ambiente de instalação ou até mesmo animais de estimação, é importante mantê-los distantes da Fibra Óptica. Pois, podem querer brincar nos filamentos e acabar por danificá-los e até mesmo se ferirem com os cacos.
Uma recomendação importante é que não se deve olhar diretamente para a luz que sai na ponta do fio. Isso porque essa luz contém raios infravermelhos que podem causar danos gravíssimos aos olhos.
A Fibra Óptica é, atualmente, o meio mais usado de transmissão de informação, por isso é importante que profissionais da área de TI sejam capazes de instalar, com maestria, esse produto.
Se você é ou deseja ser um profissional de TI, entre no site da SoftSell e tenha acesso aos melhores treinamentos e orientações para desenvolvimento da sua carreira.