O momento para as profissões da área de Telecom é de oportunidades. O mercado está em alta e, dentre os cargos disponíveis, o projetista de redes de fibra óptica é uma ótima opção para quem pretende aproveitar as vantagens do ramo.

Então, se você deseja ingressar nesse mercado, saiba que não é uma realidade distante. Existem diversos caminhos que podem te auxiliar a se tornar um desenvolvedor de projetos FTTH.

Quer saber como? Listamos abaixo, alguns passos fundamentais para te guiar na jornada de se tornar um projetista de redes de fibra óptica e ingressar na área de telecom.

O que faz um projetista de redes de fibra óptica?

Antes de mais nada, é necessário conhecer as demandas práticas da profissão, que vão possibilitar você investir nas ferramentas necessárias e desenvolver as habilidades requisitadas para se destacar neste mercado.

Um projetista de redes de fibra óptica é responsável por desenvolver projetos FTTH, elaborar relatórios, analisar dados, interpretar plantas de redes ópticas e buscar soluções técnicas para problemas.

Sendo assim, o profissional precisa ter domínio das partes técnicas, equipamentos e elementos da rede, que serão essenciais para o desenvolvimento de seu trabalho.

A primeira dica para quem deseja ingressar neste ramo, é conhecer o dia a dia técnico da profissão. Você terá uma visão bem mais ampla dos projetos e conseguirá encontrar soluções de maneira mais eficaz se tiver vivência de campo.

Portanto, não deixe de acompanhar uma experiência de trabalho em campo, em construção de redes, por exemplo, que pode ser um diferencial no momento de elaboração de projetos.

Entenda a parte técnica

Para realizar projetos FTTH, o projetista precisa conhecer os componentes de uma rede óptica, as fibras, splitter, emendas e potências ópticas, suas funções, aplicações e benefícios.

Além disso, ele precisa saber desenvolver o projeto lógico de infraestrutura, diagramação de rede, realizar cálculo de potência, cálculo de investimento e viabilizar a implantação.

O conhecimento dos elementos técnicos é fundamental para desenvolver projetos eficazes e viáveis.

Tenha domínio das ferramentas de projeto

Além dos elementos técnicos é necessário que o projetista de redes de fibra óptica tenha domínio das ferramentas de desenvolvimento de projetos.

O AutoCAD, por exemplo, é um programa muito utilizado por desenvolvedores, pois possibilita o uso de ferramentas específicas para a elaboração de projetos ópticos.

Existem outras ferramentas gratuitas mais básicas, como o Google Earth.

Seja qual for a sua escolha, esse programa será seu braço direito no desenvolvimento de projetos, por isso, invista em cursos que te proporcionem a habilidade necessária desse recurso.

Invista em cursos na área

Por fim, para se tornar um excelente projetista de redes de fibra óptica e se destacar no mercado, é essencial investir em cursos da área que ampliem seu conhecimento.

Por isso, busque por opções que podem te dar uma visão geral, desde a definição dos elementos da rede óptica até a elaboração e implementação de projetos.

Bons cursos vão te auxiliar a montar projetos capazes de reduzir os custos de ativação por cliente e aumentar a lucratividade e retorno sobre o investimento da rede.