A Covid-19 tirou todos da zona de conforto, não há dúvidas. Empresas se viram, literalmente da noite para o dia, com a necessidade de transferir todas as atividades possíveis para a modalidade home office.
O lado positivo é que a empresa pode até diminuir o ritmo de produtividade, entretanto, não precisará parar. O lado negativo é toda a vulnerabilidade que a empresa enfrenta quando não se prepara de forma adequada para garantir a segurança de dados durante o trabalho home office.
Redes privadas protegidas
Muitos funcionários, mesmo que precisem apenas do seu computador e acesso à internet para realizar o seu trabalho, precisam ter acesso a informações que normalmente estão dentro dos ambientes e sistemas seguros dentro da empresa. A famosa “rede”.
A rede corporativa normalmente é assegurada pela equipe de TI. Mas, e a rede doméstica?
Alguns cuidados que o diretor de operações de segurança de redes da área de TI da sua empresa deve ter é:
1. Quais computadores terão acesso
Isso ajudará a definir os procedimentos de segurança que devem ser tomados. Outra dica importante é, assim que ao computador estiver pronto para voltar a se conectar com a rede corporativa, é necessária uma inspeção para avaliar e liberar o dispositivo para o uso seguro.
Caso o computador pessoal seja usado durante o home office, é preciso que o time de TI ofereça um treinamento para alertar quanto ao uso de softwares antivírus e firewall. O uso de computador pessoal deve ser feito somente em última alternativa.
2. Sites e programas permitidos enquanto estiver dentro da rede corporativa de forma remota
O monitoramento de tráfego é uma segurança para verificar possíveis anomalias ou tentativas de acesso aos servidores, bem como fontes dos arquivos baixados.
Além disso, esse monitoramento pode também ser usado como horário de entrada e saída do funcionário perante a jornada de trabalho.
3. Regras de segurança de dados explanada a todos os funcionários, mostrando a importância delas para que não haja vazamento de dados.
Redes não protegidas estão vulneráveis ao roubo e vazamento de dados confidenciais. As fragilidades dos sistemas digitais devem ser preocupação número 1 em tempos de home office não planejado antecipadamente.
O VPN (Rede Privada Virtual) é indicado nestes casos. Essa ferramenta permite que o funcionário tenha acesso seguro à rede da empresa, mesmo estando em casa, garantindo que toda a troca de dados seja seguro.
4. Armazenamento em nuvem
Ela já era muito utilizada na maioria das empresas, mas agora mais ainda é indicada.
A troca de arquivos digitais é muito eficiente por meio do “cloud computing” e muitas vezes pode possibilitar que o funcionário não precise ter acesso completo ao servidor, disponibilizando somente os arquivos essenciais e mandatórios, para que ele continue o desenvolvimento do trabalho na modalidade home office.
A sua empresa pode estar vulnerável neste tempo de trabalho home office? Agora é a hora de você buscar um suporte de infraestrutura de TI. A prevenção é sempre o melhor investimento, principalmente quando se fala em segurança de dados.
Entre em contato com a nossa equipe especializada e vamos juntos oferecer toda a estrutura de segurança de TI que a sua empresa necessita.