O avanço tecnológico proporcionou às organizações a conquistarem vantagens competitivas e expandir seus negócios. Uma peça fundamental nas empresas que possibilita a integração das informações, é o banco de dados.
Para que as várias aplicações de negócio possam trocar dados e prover vantagens competitivas para a empresa que, à medida que amadurece, vai trocando mais dados entre suas áreas de negócio, é fundamental que o banco de dados esteja sempre disponível.
E como se trata de dados de muita importância para as empresas, elas devem cuidar para que todas essas informações fiquem em segurança, afinal, nenhuma organização quer correr o risco de ser surpreendida por um evento que a deixe dias fora do ar, à espera de uma recuperação de dados.
A redundância de dados
Em TI temos uma máxima: “Quem tem um, não tem nenhum”. O objetivo de existir a redundância é a manter o banco de dados de maneira consistente em outro equipamento para que possa assumir o papel do ambiente produtivo em um caso de falha, seja ela qual for.
Em caso de uma falha efetivamente ocorrer, a empresa já possui um ambiente replicado com todas as informações prontas e acessíveis, tornando a parada menos danosa e perceptível para as áreas de negócio. Outra grande vantagem é que este ambiente facilita as manutenções no ambiente produtivo, que podem ser feitas com tempo e sem pressão.
Naturalmente, além desta proteção da redundância do ambiente, é necessário que o backup também seja executado e movido para fora do ambiente, para garantir a recuperabilidade de informações em um evento onde seja necessário voltar dados de uma data mais antiga.
A indisponibilidade dos dados e como evitar
Muitas são as causas de um evento que pode causar indisponibilidade de um banco de dados. Eles podem ter variados motivos, como: Falha de hardware, erro de operação, danos causados intencionalmente, ou até mesmo desastres naturais. A ações de hackers ou de ransomware também colaboram com a lista, e até mesmo prologando a indisponibilidade da base de dados.
Como evitar a indisponibilidade? Planejando os cenários e tendo um plano de ação. A gestão dos componentes de TI envolvidos na operação do banco de dados também colabora a não termos elos fracos, como um hardware fora de garantia ou com falhas iminentes. Com um planejamento consciente e levantamento de ações para que se evite riscos, há um controle maior sobre as adversidades e a solução rápida dos problemas.
Fazer a manutenção do sistema
O serviço de suporte ao banco de dados, nesses casos, é essencial para que as empresas não corram risco de perder ou ter as informações vazadas. Afinal, a sobrevivência da empresa está nas mãos desses dados.
Essa manutenção deve ser feita com regularidade e de forma programada. Ferramentas de monitoração da base ajudam muito a ficar de olho em problemas que podem causar parada da base de dados de maneira proativa, de forma que ações possam ser tomadas em tempo hábil, sem parada do ambiente.
Sua empresa está precisando de serviços tecnológicos para os seus negócios? Então acesse nosso site e saiba como podemos oferecer para você o melhor em soluções de TI!