A segurança do banco de dados é um dos pontos que merecem mais atenção por parte das organizações atualmente, independente do seu segmento. O setor de segurança de dados, sobretudo depois de promulgada a Lei Geral de Proteção de Dados, se encontra em ascensão, o que é totalmente compreensível, uma vez que manter seguro os dados de uma empresa significam manter protegidos todos os dados cruciais para a sobrevivência dela. Sendo assim, falaremos, neste texto, sobre a importância de manter seguro o seu banco de dados.
O tema lhe interessa? Então, continue lendo!
O que é o banco de dados?
O banco de dados de uma empresa é, em poucas palavras, o espaço virtual no qual estão armazenadas todas as informações referentes a ela. Desse modo, os bancos de dados reúnem todas as informações importantes, fazendo sua integração e disponibilizando essas informações para aqueles que são autorizados a acessá-las.
Os bancos de dados costumam armazenar informações importantes, como dados pessoais de clientes, pedidos, vendas, contabilidade, custos, estoques e demais informações confidenciais da empresa.
Em linhas gerais, a responsabilidade da manutenção de um banco de dados é do profissional de TI, sendo que cabe a este profissional manter o banco de dados, cuidando de sua disponibilidade e segurança.
Um banco de dados bem planejado é pautado sobre três princípios fundamentais:
Disponibilidade: Os dados armazenados pela organização precisam estar sempre disponíveis, o que significa dizer que todos os usuários autorizados precisam ter acesso a esses dados sempre que necessitarem.
Integridade: Os dados armazenados precisam permanecer íntegros, protegidos contra modificações mal intencionadas.
Segurança: A segurança diz respeito ao limite de acesso aos dados, ou seja, se relaciona com a importância de não permitir que todos tenham acesso aos dados armazenados.
Por que devo investir em segurança dos dados da minha empresa?
Se defender de cyber ataques: o profissional que trabalha com a segurança do banco de dados é capaz de identificar tentativas de invasão, uma vez que mantêm esses dados sob monitoramento constante, criando barreiras em situações de ameaça à segurança dos dados e evitando eventuais problemas e prejuízos.
Ter controle de atividades e acessos: Para que os dados se mantenham seguros, é preciso garantir que só terão acesso a eles pessoas previstas nas restrições de segurança do sistema. Acessos indevidos oferecem bastante risco às informações confidenciais e vulnerabilidades à empresa, e muitos desses acessos podem partir de usuários que fazem parte da própria organização.
Quais as medidas são comumente aplicadas na proteção aos dados?
Backup: Falhas são relativamente comuns tanto no hardware quanto na camada de software, sendo que elas oferecem bastante risco à segurança das informações contidas no banco de dados. Assim como existe também, o fator de falha humana na operação das aplicações. Desse modo, deve-se ter uma estratégia de backups que leve em conta dois componentes: recuperação rápida quando necessário, e retenção do backup em ambientes externo (nuvem ou off-premises) por tempo estipulado pela legislação ou necessidade de negócio.
Elaboração de relatórios: Relatórios são fundamentais para a proteção dos dados de uma empresa, uma vez que eles fornecem informações de suma importância, como a frequência e sucesso dos backups ou algum eventual acesso incomum aos dados, o que permite a adoção de ações imediatas.
Agora que já sabe a importância de investir na proteção dos dados da sua organização, opte por uma empresa que ofereça soluções de segurança de dados completa, capaz de prever problemas e oferecer suporte contínuo e especializado. Entre em contato conosco e conheça nossos serviços!