No momento em que se está buscando conexão de internet rápida, logo vem à cabeça dois tipos: fibra óptica ou cabo de rede. Apesar de existirem outras opções no mercado, essas são as mais utilizadas pelas empresas de telecomunicações.
E é muito comum ficar em dúvida sobre qual opção escolher e qual se ajusta melhor a cada necessidade. Por isso, alguns pontos precisam ser levados em consideração, além de avaliar os prós e contras que serão determinantes na hora de decidir.
Pensando nisso, vamos apresentar as principais diferenças, vantagens e desvantagens destes dois tipos de conexão de internet. Confira tudo a seguir!
O que é fibra óptica?
A internet de fibra óptica é uma estrutura de vidro cilíndrica, flexível, transparente e com dimensões microscópicas, semelhantes a um fio de cabelo. Seu modelo de transmissão possibilita tráfego de dados com velocidade perto da velocidade da luz.
Quando comparada com a antiga banda larga, composta por cabos de cobre e que alcançava velocidades de até 30 Mb, a conexão de fibra óptica leva vantagem, já que pode chegar a alcançar impressionantes 500 Mb.
É uma opção mais segura que os cabos de cobre, em função de usar luz e não eletricidade, reduzindo o risco de incêndios e interferências. Além disso, por não sofrer com fatores ambientais é mais eficiente, permitindo que os sinais percorram por mais tempo e com menor degeneração dos fios.
Vantagens
– Permite alto fluxo de dados;
– Bem mais leve que o fio de cobre;
– Não gera interferência;
– Fácil instalação;
– Enorme resistência ao calor e ao frio;
– Maior segurança de conexão.
– Desvantagens
– Não está presente em muitas casas e em áreas rurais;
– Não permite unir a fiação, o que prejudica os reparos;
– Receptores e transmissores são mais caros.
O que é cabo de rede?
Opera a partir de um cabo coaxial, ou cabo trançado. Por meio dele, as empresas de comunicação conseguem transferir dados, conectando os cabos posicionados aos postes diretamente às casas. Atinge lugares onde a fibra óptica não está presente.
Apesar de não ser tão rápido quanto a fibra óptica, os cabos disponibilizam velocidades relativamente mais rápidas se comparadas com as de cobre. Entretanto, mesmo que sejam capazes de oferecer velocidades mais rápidas que os cabos tradicionais, seu desempenho está atrelado à quantidade de pessoas que está utilizando a internet naquele momento. Ou seja, nos horários de pico, em que a necessidade de conexão rápida é maior, não será possível obtê-la como gostaria.
Vantagens
– Não necessita muito investimento, porque o cabo usa uma infraestrutura já existente;
– É possível falar ao telefone enquanto acessa;
– Bom custo-benefício se comparado com outras conexões.
– Desvantagens
– Em países que não possuem boa infraestrutura não é tão econômico;
A velocidade do cabo é muito menor do que as velocidades oferecidas pela fibra óptica;
A qualidade do serviço do cabo depende de fatores externos, como o estado da fiação ou a distância da casa até a central telefônica.
Gostou do artigo e quer saber mais? Acesse nosso blog, leia outros artigos e tenha todas as informações.